segunda-feira, 9 de maio de 2011

Depoimento: Lorena Ávila (Ilhas Mauricio)







"Fui pra Ilhas Maurício, um lugar que ninguém conhece direito e chegando lá me deparei com um criolo (língua) que não parece com nada que você já tenha ouvido antes, uma população com maioria descendentes de Indianos então a religião predominante é Hindu e com isso a falta de carne de origem bovina. Passei meu intercâmbio todo comendo carne de frango (além de outras bizarrices advindas da culinária Chinesa, Africana e Indiana). Também era muito comum ver as mulheres cobertas com os saris naquele lugar tão quente e ouvir gritos bem altos e continuos as 4 da tarde que vinham de algum homem no templo hindu avisando para população que era hora de rezar.
O país é o Segundo maior desenvolvido do continente Africano, porém a pobreza que o cerca é bem visível aos olhos daqueles que têm a oportunidade de conhecer o país em si e não somente as prais pardisíacas e resorts que se encontravam longe dessa outra realidade.
Mesmo com muito pouco, a simpatia, alegria, bondade recepção da população local surpreende.
Trabalhei no projeto Lead Green em que consistia pesquisar e conhecer a ilha no aspecto de sustentabilidade através de visitas em ONG’s e reservas, identificar os problemas e apresentar soluções pro governo e também fomos em várias escolas fazer concientização. Fiz isso junto com outros 19 trainees de 9 países diferentes, morávamos todos juntos na mesma casa e foi íncrivel ver os vínculos de amizade tão fortes que foram criados entre culturas tão diferentes. Nossa rotina era basicamente trabalhar das 9 as 15 e depois ficar o resto do dia nas praias mais lindas que se pode imaginar e nos fins de semana ir para as boates e badalar até a hora de sair e ir pra praia ver o sol nascer.
Tive as 6 melhores semanas da minha vida nesse intercâmbio. Estar fora da minha zona de conforto e dentro de uma cultura totalmente desconhecida foi um aprendizado enorme e o mais gratificante foi saber que impactei a vida de outros. O segredo é ir com uma mente aberta e se entregar com tudo na expericia e coisas novas. Volto com vontade de já fazer outro intercâmbio e recomendo a todos a fazer sua própria história fora."
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário