quarta-feira, 9 de março de 2011

5 dicas para jovens líderes


Gerenciar equipes e projetos não é tarefa apenas de quem tem vários anos de carreira. A liderança jovem é comum em todos os segmentos. Para aqueles que estão em seus primeiros passos como líderes, algumas dicas podem ser bastante úteis.



1) Motive pelo que importa para eles
Cada colaborador ou integrante de equipe tem suas particularidades e ambições. Entender isso é um bom começo. Converse, analise e procure entender o perfil de cada um, na medida do possível. Dessa forma, você pode aumentar as chances de sucesso na hora de gerar motivos que levem os integrantes da equipe à ação.

2) Dê atenção aos pontos fortes
Muitos gestores se perdem ou acabam sem rumo ao focar nos pontos fracos da sua equipe. Como afirma o consultor empresarial Werner Kugelmeier: “Cada indivíduo tem seus pontos fracos e seus pontos fortes. Por que não concentrar-se nos pontos fortes, seja reforçando os seus próprios, seja “clonando” os pontos fortes de outros?”

3) Não crie estereótipos
Os estereótipos geralmente são criados de acordo com o histórico e o perfil do colaborador – muitas vezes, são criados como forma de reduzir o esforço para compreender e conhecer pessoas. Evite – isso pode prejudicar seriamente uma equipe.

4) Pergunte mais
Luiz Carlos Cabrera, um dos headhunters mais conhecidos no país, explica: “O processo de quem assume a função de gestor é um processo de perguntar, não de ter as respostas. Essa obrigação de saber tudo vem de um tempo em que os acontecimentos no trabalho se repetiam. Hoje, parte das coisas se repete, mas outra parte é inédita. Você não tem a obrigação de saber. Mas tem a obrigação de perguntar.”

5) Cuide de você
Ansiedade, frustração precoce, insensibilidade e insatifação. São vários os problemas que podem surgir. Afinal, o jovem líder viverá situações únicas e, muitas vezes, em um ambiente de pressão por resultados. No blog do Foco Talentos, você encontra outros detalhes sobre isso.

Fonte: http://www.aiesec.org.br/blog/
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário