quinta-feira, 3 de março de 2011

10 Características da Geração Y


A Geração Y são os jovens nascidos nas décadas de 80 e início de 90.

Esta época foi representada por inovações tecnológicas e quebra de tradicionais paradigmas familiares. Isso acabou por moldar as seguintes características.


 

 

“Tecnocriação”

Desde jovens foram expostos a tecnologia. Brinquedos, eletrodomésticos, celulares, etc… fizeram e ainda fazem parte de suas vidas e, portanto, são completamente familiarizados com estes aparelhos.

Sem Manual de Instruções

Tendem a dispensar o uso de manuais de instruções, ou utilizá-los em segundo caso. Os “apertadores de botão” dessa época costumam aprender o manuseio e funções das coisas com a boa e velha técnica da tentativa e erro, o mesmo é aplicado para descobertas e aprendizados.

Tudo pra Ontem

A necessidade de que tudo aconteça no menor espaço de tempo possível é uma das características mais visíveis, principalmente, pelos nascidos anteriormente a esta época (Geração X). A impaciência acaba, em muitas vezes, até mesmo prejudicando a Geração Y, sendo discriminada por outras gerações. Um estudo da consultoria americana Rainmaker Thinking revelou que 56% dos profissionais da Geração Y querem ser promovidos em um ano. Por tal, hoje em dia a expectativa de permanência destes inquietos em uma empresa é de um a quatro anos.

Idioma

Falam fluentemente a linguagem digital e, na falta de palavras para se expressarem, termos novos são criados como os verbos inexistentes Twittar, Googlar, Taguear, Bugar, entre outros. Sendo também, os criadores do “Internetês”.

O que Comem

Normalmente preferem comidas rápidas e fáceis de serem preparadas e consumidas, porém, isso não quer dizer que não estejam atentos à saúde ou cientes de que estão prejudicando-a.

Hierarquia Horizontal

Insubordinação é uma palavra forte e errônea a ser dedicada à Geração Y, mas infelizmente, é comumente utilizada para denominar as tentativas desses indivíduos de conquistar espaço e respeito perante uma organização, seja ela familiar ou corporativa. A necessidade de participar e se sentirem parte de um sistema, fazem com que eles se imponham e reivindiquem suas posições.

Qualidade de Vida

Talvez uma das particularidades mais admiráveis da Geração Y perante as anteriores Baby-Boomer e X, seja a contínua busca por uma vida prazerosa e agradável. A vida profissional e particular está é cada vez mais homogênea, impulsionadas e exercidas pela expectativa da auto realização. A pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo, revelou que “99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal”.

Devoradores de Informação

Também conhecidos como a “Geração Multitarefas”, são perfeitamente capazes de assimilar e consumir diversos tipos de informações simultaneamente. É fácil de encontrá-los ouvindo músicas, conversando em um messenger, conferindo seus  e-mails, interagindo com seus perfis nas redes sociais e ainda fazendo um relatório para o trabalho, tudo ao mesmo tempo.

Ego

São normalmente confiantes, gostam de ser desafiados e não se mantém realizando atividades que lhes pareçam “sem sentido”, por muito tempo. O respeito desta geração somente pode ser adquirido por meio de conquista e nunca por imposição, sendo assim, não respeitam autoridades e superiores simplesmente por seus títulos, mas sim por admiração e simpatia.

Voláteis

Profissionalmente, a Geração Y é conhecida por não possuir fidelidade com marcas, produtos/serviços e mesmo suas corporações. Ao se sentirem desconfortáveis, desvalorizados, desmotivados, ou simplesmente terem uma oportunidade mais atraente em vista, saem em busca de novas experiências, sem maiores dificuldades.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário