Anteriormente a dominação espanhola, o Império Inca foi conhecido como um dos maiores impérios que viviam sobre a América latina, dominam a arte da agricultura e caça, algo que até então apenas civilizações europeias e asiáticas sabiam, apesar de não possuírem moeda propria os incas usavam o sistema de escambo na qual um mercadoria e trocada por outra, e o trabalho também era trocado por mercadorias.
O Equador Atual
A Economia do Equador atual tem por seus méritos grandes reservas de petroleo responsaveis por cerca de 40%,
A economia do Equador é baseada essencialmente na agricultura. Na região andina, produz-se cevada, batata, milho e feijão. Na região costeira é cultivado arroz, cacau, café, banana e outros frutos tropicais para exportação. A pesca também é uma actividade importante. A principal indústria é a têxtil. Os principais parceiros comerciais do Equador são os Estados Unidos da América, a Colômbia, o Japão e a Venezuela.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, (toneladas métricas,1999) é de 1,9.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, (toneladas métricas,1999) é de 1,9.
A agricultura é a base tradicional da economia equatoriana. Em 1965, não obstante, a adopção de uma lei de desenvolvimento industrial provoca o desenvolvimento do setor secundário. Nos anos 1970, quantidades substanciais de petróleo começam a ser explorado e exportadas, em especial graças realização do oleoduto transandin que à oferece uma ligação entre os jazigos de petróleo e o porto de Esmeraldas. TN's no Equador: |