- Dê autoridade para os mais qualificados para fortalecer suas competências;
- Defina os limites que cada pessoa tem para tomar decisões;
- Cultive um clima em que as pessoas se sintam livres para ter iniciativa sobre suas tarefas;
- Dê a autonomia e os recursos para as pessoas mais qualificadas e estimule que elas usem essas ferramentas;
- Não questione a decisão das pessoas que você deu autoridade para tomar decisões;
- Se considere uma fonte de recursos ao invés de um gerente;
- Marque reuniões de acompanhamento apropriadas para analisar o progresso das tarefas e tomar ações caso necessárias.
Se você delegar tarefas para as pessoas que estão perto do cliente e permitir que elas peguem tarefas desafiadoras, você perceberá que tem mais tempo do que imagina. Você irá gastar menos tempo conduzindo seus projetos e poderá até desenvolver um senso de satisfação por resultados que não são diretamente seus.
Melhor do que isso, seus liderados poderão aumentar o sentimento de parceria e se tornarem mais engajados pelo sucesso da empresa, do time e deles próprios.
Fonte: www.saidolugar.com.br