Os colombianos tem razões para sentir-se orgulhosos de seu país. Os contrastes das regiões naturais, sua incrível abundância em flora e fauna, a diversidade étnica de nosso povo e a riqueza de nosso patrimônio cultural e artístico figuram entre os principais motivos.
Bandeira nacional da República da Colômbi
Os Colombianos reconhecem-se também em múltiplos símbolos e ícones que identificam ante o mundo. Eles estão presentes na vida cotidiana, em celebrações, comemorações e ocasiões solenes. Significa o orgulho de ser colombiano, o espírito de pertença e origem; afirmam que a presença. São símbolos que fazem da Colômbia diversa uma indescritível unidade.
Criada pelo General Francisco de Miranda, a bandeira da Colômbia tremulou pela primeira vez no dia 12 de março de 1806 no porto da Vela. Foi adotada oficialmente no dia 26 de novembro de 1861. Está inspirada nas cores primárias: amarelo, azul e vermelho.
Escudo nacional da Colômbia
O escudo de armas da República da Colômbia consta de três faixas horizontais. O condor, ave de nossos Andes, simboliza a liberdade. Está representado de frente, com as asas estendidas e olha para a direita; de seu bico pende uma coroa de louros de cor verde e uma fita ondulada, ao redor do escudo e entrelaçada na coroa. Nela aparecem, sobre ouro e em letras negras, as palavras Liberdade e Ordem, lema nacional.
No terceira parte superior, sobre fundo azul, há uma romã de ouro aberta, com talho e folhas também de ouro, que evoca à Nova Granada, nome que recebeu Colômbia no século XIX. A seus lados se vêem duas cornucópias: a da direita contém moedas de ouro e prata, e a da esquerda frutos tropicais. Simbolizam a riqueza e prodigalidade do solo nacional. No meio, sobre um fundo de platina se localiza um barrete frigio, símbolo da liberdade.
No parte inferior, sobre águas marinhas, dois navios com as velas abertas aparecem dos dois lados do Istmo de Panamá, que simbolizam os dois oceanos que banham ao país. As velas abertas aludem ao comércio da Colômbia com o mundo. O escudo está rodeado por duas bandeiras nacionais.
Música da Colombia
Tem suas origens nas danças de Guiné. Surge do sincretismo musical e cultural de indígenas, africanos e europeus na região do delta do rio Magdalena.
A cumbia combina características hispânicas, indígenas e africanas. É interpretada em grupos por casais que dançam em círculo ao som da música de tambores e gaitas, levando nas mãos uma vela acendida.
Hoje em dia, os ares vallenatos e o pop nacional são protagonistas da cena musical mundial. A música colombiana constitui uma variedade de tendências e ritmos que não cessa de reinventar-se.